EN | ES

 

 

 

As pessoas que querem colaborar connosco podem ajudar de três formas diferentes:

 

 

  •     Ajudar nas tarefas relacionadas com a vida geral do lugar e da comunidade que vive nele: cozinhar, limpar, cortar a erva no verão, etc.;

 

  •     Colaborar com uma tarefa específica na qual estamos trabalhando nesse momento;

 

  •     Colaborar com um elemento específico do projecto. Por exemplo, o design de sistemas de energia inovadores, a germinação de plantas, cuidados florestais e dos pomares, pesquisa sobre produção de cogumelos, etc. Podes propor a tua própria linha de trabalho!

 
Estamos actualmente na fase final da construção de uma casa feita com fardos de palha e barro. As principais tarefas nesta casa são pintar as paredes exteriores e terminar o chão. Pensamos também construir em breve um galinheiro com uma parte móvel. Gostaríamos de receber pessoas com conhecimento e experiência em bioconstrução ou permacultura. Para nós, seria um prazer também encontrar pessoas que acreditam neste tipo de projectos sustentáveis ​​que dão origem a um movimento global de espaços resilientes e regeneradores.

Preferimos que os voluntários permaneçam connosco por um período mínimo de 15 dias porque permite conhecer melhor a maneira como vivemos aqui em Terra Purna. Claro, é possível ficar por períodos mais longos se todos os envolvidos concordarem.

Para a acomodação, temos um espaço de acampamento onde podes colocar a tua tenda de campismo. Temos uma tenda para dois se não tiveres nenhuma. Também há espaço suficiente para caravanas ou auto-caravanas. Temos chuveiros com água quente no verão (para o inverno estamos trabalhando no sistema de água quente) e um banho seco (finalmente terminou :-) ).

 

Se não podes vir mas queres colaborar connosco, precisamos de ajuda em:
 

  •     Revisão da versão em inglês deste site;

 

  •     Editar um vídeo promocional do projecto.



Em Terra Purna tentamos sincronizar-nos com a natureza. Procuramos adaptar o nosso ritmo de vida aos ciclos do sol, da lua, das estações do ano e também das nossas crianças. Um dia normal começa com o amanhecer. De manhã, concentramos-nos em tarefas diárias e prioritárias. Almoçamos às 14h, e no verão, descansamos até que o calor baixe. À tarde, fazemos trabalhos mais leves ou desfrutamos do tempo livre. Jantamos com o pôr-do-sol. A comida é vegetariana, sazonal e principalmente biológica.


O projecto Terra Purna está localizado no Parque Natural do Tejo Internacional entre a serra de S. Mamede do lado Português e a serra de S. Pedro do lado Espanhol. É uma área selvagem onde predominam animais e plantas típicas da floresta mediterrânea. É um lugar ideal para observar aves, como águias ou abutres. Nas imediações, existem também inúmeros lugares sagrados antigos como antas e menires. Há também muitas outras atividades para fazer durante o tempo livre, como ciclismo, escalada, natação nas piscinas naturais perto da fronteira em Portugal ou visitar as vilas de Marvão e Castelo de Vide. É também um lugar interessante para os amantes do astro-turismo.
 


A povoação mais próxima fica a 1,5 km e estamos a 6 km de Valência de Alcántara onde podes encontrar todos os serviços necessários.


Podes chegar facilmente de carro. Nos transportes públicos, existem comboios diários que ligam Valencia de Alcántara a Madrid e autocarros diários a Cáceres. Se vens de Portugal, Castelo de Vide e Portalegre são as cidades mais próximas que têm transporte público para Lisboa e outras grandes cidades.


É importante que tragas:

- Luvas de trabalho;

- Sapatos de trabalho. Botas de água no inverno também são uma boa ideia;

- Lanterna;

- Tenda, caravana ou carro onde dormir;

- Saco de dormir;

- Protector solar e chapéu no verão;

- Detergente natural para máquina de lavar roupa. Usa apenas sabão, shampoo, pasta de dentes, etc. NATURAIS durante a sua estadia.

 
Fazemos parte das redes internacionais de voluntariado Helpx e Workaway.