EN ES


Construindo a pequena casa de pedra

/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg3573-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg4671-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg4676-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg4961-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg5060-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg5064-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg5068-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg5132-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg5138-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg5149-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg5157-jpg2/
/album/construindo-a-pequena-casa-de-pedra/cimg5307-jpg2/

—————


Com o objectivo de fazer um celeiro para a horta familiar estamos a recuperar uma pequena velha casa de pedra que já ali se encontrava. Deveria ter sido uma casa para animais, apenas feita de pedra sobre pedra sem qualquer argamassa.

 

Estrutura e reboco:

 

A estratégia de recuperação consiste em manter a tipologia de duas água da cobertura e a estrutura das paredes apenas reforçadas com um pouco de cimento entre as pedras nos locais que estavam a desabar. No exterior mantém-se a fachada em pedra rústica e o reboco interior foi feito de argila e palha com posterior pintura com cal aérea.

 

Cobertura:

 

A cobertura desta casa é uma experiência de cobertura viva. Como é comum uma cobertura viva é efectuada com várias camadas.

 

Depois de estabelecida a estrutura da cobertura com uma viga madre central e vigas transversais distanciadas de 50 cm, efectuámos um forro com cana vulgar com aplicação superior de uma argamassa de cal, areia e palha. A camada que se segue é uma camada de isolamento com cortiça, seguindo-se de uma tela impermeável, tela geotextil, leca (como camada de drenagem) e uma pequena camada de terra cultivável.

 

O escoamento de água da cobertura é efectuada por uma drenagem com tubo PEBD de 2'' perfurado superiormente envolto numa tela geotextil para que os orifícios não entupam.