EN ES


Construindo com paletes e argila

/album/construindo-com-paletes-e-argila/cimg4065-jpg1/
/album/construindo-com-paletes-e-argila/cimg4080-jpg1/
/album/construindo-com-paletes-e-argila/cimg4127-jpg1/
/album/construindo-com-paletes-e-argila/cimg4162-jpg/
/album/construindo-com-paletes-e-argila/cimg4173-jpg1/
/album/construindo-com-paletes-e-argila/cimg4182-jpg1/
/album/construindo-com-paletes-e-argila/cimg4849-jpg1/
/album/construindo-com-paletes-e-argila/cimg4425-jpg1/

—————


A construção de uma casa com paredes feitas de paletes e reboco baseado em argila, teve como objectivo construir um abrigo para as baterias e dispositivos de controlo do nosso sistema de energia, reutilizando o maior número de materiais possível. Deu-se preferência aos materiais locais de modo a produzir uma construção com mínimo impacto.

Serviu também como ensaio para futuros trabalhos com argila pois permitiu conhecer a argila local de que dispomos.

 

Estrutura:

 

As paletes usadas, tipo euro-palete, foram cedidas por uma empresa local. Tendo todas a mesma dimensão, após aparafusadas entre si, são a estrutura ideal para o piso e paredes da casa.

Para a base desta casa foi utilizada uma técnica conhecida como pés de elefante, a qual consiste em colocar pedras à volta da base da parede de modo que esta fique protegida da água ao nível do solo. Uma parede de argila necessita sempre de umas boas botas e de um bom chapéu.

 

Reboco e acabamento:

 

Com o objectivo de efectuar um estudo comparativo, no reboco de cada parede foram usadas diferentes misturas: Argila+cal+palha+fezes de vaca, argila+palha+fezes de vaca, argila+palha+cinza e somente argila+palha. A adição de fezes de vaca ou de cinza à argila é conhecida por produzir uma reacção química que aumenta capacidade impermeabilizante da mistura. No total foram aplicadas duas camadas de reboco, sendo que na última, a mistura só continha argila e palha. Toda a argila utilizada foi proveniente de um local a cerca de 6 km. Por fim, foram a aplicadas duas camadas de acabamento de cal apagada.

 

Interior:

 

No interior para forro das paredes, foram reutilizados tetrapacks de leite de soja, que por serem por dentro cor de alumínio e assim possuírem boa capacidade reflectiva, aumentam bastante a luminosidade interior da casa.