Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara- 14-20 Agosto 2017

14.08.2017 21:30

http://periferiasfestivaldecinema.com/

 

De 14 a 20 de Agosto

A Associação Cultural Periferias (Portugal) e a Associação Gato Pardo (Espanha) organizam mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara, entre os dias 14 e 20 de Agosto.

Pelo quinto ano consecutivo, colocamos de pé um evento que pretende levar o cinema junto das populações dos dois lados da fronteira, num esforço para criar novos públicos e estimular vivências culturais diferenciadoras.
Nesta altura, estamos a últimar todos os pormenores e, em breve, daremos notícias mais detalhadas da programação e de todos os lugares onde a festa do cinema marcará presença.

O Festival vai continuar a promover o cinema independente de qualidade, com ênfase particular na área do documentário, procurando suscitar a reflexão em torno das principais questões sociais e existenciais que marcam o nosso tempo.

Na presente edição, dedicamos uma atenção especial ao tema “Terra e Ambiente”, com uma selecção de filmes onde se dão a ver as múltiplas formas do homem entender a sua relação com o mundo, desencadeando vivências que, umas vezes, são exemplares e enriquecedoras, e, noutros casos, profundamente nefastas para o equilíbrio dos ecossistemas.

Dentro do espírito de itinerância que nos caracteriza, é nossa intenção marcar presença no maior número de locais possíveis, tanto no concelho de Marvão, como do lado de lá fronteira, onde contamos com o apoio do Ayuntamiento de Valência de Alcântara e a importante parceria com a Filmoteca da Extremadura.

O nosso objectivo é dar a ver lugares e vivências que merecem ser conhecidos, planeando sempre momentos multidisciplinares, onde, a par do cinema, a música, a fotografia, as diferentes artes e ofícios marquem presença.

Não queremos ser apenas uma mostra de cinema, queremos fomentar vivências culturais, cruzar saberes, suscitar o pensamento crítico e o desejo de uma participação activa na vida da comunidade.

Mais novidades, muito em breve!

A diretora,
Paula Duque Giraldo

 

—————

Volver