EN ES

 

 

Quando chegámos a este local não tinhamos energia eléctrica. Com a necessidade de bombear água da nascente para um depósito em altura, de onde depois fazemos a distribuição de forma gravítica, resolvêmos construir uma bomba ariete ou carneiro hidraúlico.

 

A bomba ariete, cuja história e princípio de funcionamento se pode facilmente encontrar na internet, usa uma queda de água inicial para através da pressão acumulada e de um conjunto de válvulas que geram o efeito ariete, propulsionar a água a uma altura até 10 vezes maior que a queda inicial.

 

Esta bomba que foi há pouco substítuida por uma bomba eléctrica SHURflo de 80 watts a 24 volts, funcionou dia e noite como uma máquina infernal durante uns 4 meses. O problema deste simples sistema está na sua baixa eficiência, pois somente uma pequena parte da água é bombeada, sendo a restante devolvida ao seu curso. No nosso caso, em que na estação de verão temos que ser muito exigentes com a conservação de água, torna-se uma solução pouco adequada. Mesmo assim, salvou-nos a horta!!